BLOG

Anabolismo x Catabolismo

11/11/2016


Aos praticantes de musculação que buscam o aumento da massa muscular, a diferença entre anabolismo e catabolismo é muito importante. Os dois fazem parte do processo que o organismo tem que passar para chegar ao resultado esperado pelos atletas, ou seja, para ficar definido. O anabolismo e o catabolismo são estados diferentes, opostos.
 
No catabolismo, ocorre a degeneração do tecido muscular. Quando você está treinando, está trabalhando e cansando os músculos. Se o seu treino for muito longo, mais danos pode causar ao tecido. A falta de descanso e a má alimentação são fatores que ajudam o corpo a ficar mais tempo no estado catabólico.

Ao contrário, o anabolismo é o momento em que o corpo elabora o tecido muscular. Quando nós descansamos, o organismo repara o tecido muscular quebrado, ou seja, é no horário do descanso que nos desenvolvemos a massa muscular, ou seja ficamos “grandões”! O anabolismo é o que nós procuramos para a definição!

Os dois processos trabalham juntos e são necessários para manter os níveis de energia que auxiliam a sustentar a atividade muscular adequada. É importante ficar mais tempo no estado anabólico, para reforçar o aumento da massa. Portanto, a boa alimentação e o descanso são essenciais para a hipertrofia.